O Google Translate é uma excelente ferramenta para realizar traduções de páginas de websites do mundo inteiro. Porém, o Google Translate permite que spamers e usuários mal intencionados usem a boa reputação do Google para burlar sistemas de segurança como antispams e filtros de navegação web.
Para termos um melhor entendimento do problema, vamos usar um exemplo bem simples: Você está dentro de uma rede local que bloqueia a navegação de alguns websites. Nesta rede você não consegue acessar o site http://www.armas.com.br. Usando o Google Translate você conseguirá acessar o site simplesmente entrando no endereço http://www.google.com/translate?langpair=en|pt&u=www.armas.com.br, conforme a imagem abaixo.
No exemplo acima, o website www.armas.com.br é bloqueado pelo filtro de navegação baseado em black list de endereços (URL). Quando você acessa o site usando o Google Translate, o filtro de navegação considera que você está navegando para o site do Google Translate e libera a navegação sem nenhuma restrição.
A figura abaixo ilustra o que ocorre nas duas situações:
Esse mesmo conceito está sendo usado por spammes (pessoas que enviam spams) para burlar sistemas antispam. Sistemas antispam que analisam as URL dentro das mensagens de e-mails podem ser enganados caso aquela URL que contenha conteúdo conhecido pelo antispam esteja “encapsulado” por uma URL do Google Translate.