O conceito de "perímetro de segurança" começa a perder sentido com o aumento da mobilidade propiciado pelo desenvolvimento das tecnologias de computação móvel como uso de notebooks, smartphones, PDA's, dispositivos USB, etc. A informação, o bem mais valioso das organizações, passa a ser acessada remotamente ou copiada para os dispositivos móveis. Mais do que nunca, o fator crítico para a segurança das informações é o fator humano.
O usuário tem que estar consciente da importância da segurança das informações, dos riscos envolvidos e saber usar adequadamente as tecnologias de proteção de acordo com as políticas corporativas.
O caminho para atingir esses objetivos é a realização de campanhas de conscientização dos usuários através de palestras, cartilhas, eventos e uma série de ações para divulgar a política de segurança da informação, os riscos envolvidos e a importância do comportamento seguro.
E depois de realizar todo este trabalho como medir o nível de conscientização dos usuários? Como saber se as campanhas de conscientização estão atingindo aos objetivos propostos?
A AVS (Análise de Vulnerabilidade Social) busca identificar o nível de conscientização dos usuários através de um sistema de métricas de indicadores obtidos a partir de questionários, simulações e entrevistas. Com esses indicadores é possível avaliar a eficácia das campanhas de conscientização e mapear áreas da organização que precisam de maior atenção.
A Batori Software & Security desenvolveu uma metodologia para realizar a AVS e tem assistido as organizações a medir e melhorar um fator que é fundamental na segurança da informação: a conscientização dos usuários.
Precisa de mais informações? Entre em contato com a Batori. Ficaremos felizes em conversar com você sobre sua necessidade.